CEPR - Center for Economic and Policy Research

Multimedia

En Español

Em Português

Other Languages

Home Publications En Español Translated Publications Portuguese Op-Eds A globalização não tem distribuído seus bens

A globalização não tem distribuído seus bens

Mark Weisbrot
Wichita Eagle (Wichita, KS)- 27 agosto, 2002   em inglês

A globalização não tem distribuído seus bens

por Mark Weisbrot

publicado 27 agosto, 2002

Uma das coisas boas que veio com o retorno do mercado de valores americano é a questão que está sendo gerada sobre os erros de concepção econômica.  Quando o preço da bolsa estava em alta, escutavamos todos os tipos de projeções sobre uma economia emergente, revoluções tecnológicas, e projeções de lucro tão grandes que eram até milagrosas…

É importante questionar o mito sobre as glórias da globalização. Fazem décadas que nos dizem que o aumento de relações de comércio exterior e investimentos externos fazem bem a todos, com a exceção de alguns perdedores que eventualmente ganham algo, na economia “nova” e “emergente.” Mas, igual aos consultores que prestaram serviços à Enron e à WorldCom enquanto eles estavam a caminho da banca rôta, muitos dos “experts” do assunto continuam evitando os numeros verdadeiros.

O salário médio em 1978 era de $12.45 (em dólares equivalente aos do ano 2000). No ano 2000 o salário estava em $12.90. Enquanto isso a economia americana cresceu 72% por pessoa. Como este salário médio está medindo o meio da escada assalariada, é importante notar que a maioria dos empregados americanos – e não só os trabalhadores que trabalham diretamente com o mercado externo – foram afetados.

Qualquer um que viveu durante a década  de 50, 60 e 70 sabe que não era extranho para uma pessoa assalariada comprar sua própria casa, sustentar sua familia e até pagar universidade para seus filhos. Isso já não acontece hoje em dia. Estas estatisticas mostram que a realidade americana mudou.

Muitas pesquisas mostram que a abertura do mercado contribuiu para a redistribuição de bens. A minha pergunta é: quanto? Mesmo se usarmos estimativas menores de quanto essa ‘distribuição’ aumentou, veremos que 75% dos trabalhadores americanos sofreram uma perda liquída. Isto inclui todos os DVDs e CD players baratos, roupas e outros bens que hoje importamos aos EUA. Para a maioria dos americanos as perdas destas ultimas duas décadas tem sido maior que o lucro, falando estritamente em termos economicos.

Isso não deveria ser novidade, sendo que nossos lideres politicos tem tido como sua missão por mais de trinta anos reformular as regras do comércio global de uma maneira que da mais poder e beneficios às corporações do que aos trabalhadores.

E os países em desenvolvimento? Infelizmente, aqui tambem os numeros oficias dizem o mesmo. O crescimento da renda por pessoa em países de renda baixa e média caiu muito nos ultimos vinte anos. Se compararmos as ultimas duas décadas (1980-200) com os vinte anos anteriores, veremos que esses países cresceram menos que a metade do que estavam crescendo.

Por causa de pouco crescimento, a maioria dos países em desenvolvimento viram pouco progresso nos ultimos anos em expectativa de vida, mortalidade infantil, alfabetização e educação.

Esta experiência com a “globalização empresarial” tem sido um fracasso, aqui em casa e no exterior. E com o fim desta economia “nova” e “emergente” é preciso encarar a realidade e os numeros como eles são.


Mark Weisbrot é co-diretor do Center for Economic and Policy Research em Washington, DC

Tradução: Cynthia N. Catlett

 


publicado em:

 

 

Knight Ridder Tribune Information Service
Advance News (Manchester, NJ)  
Artesia Daily Press (Artesia, NM)  
Atlanta Journal   Constitution (Atlanta, GA)
Cedartown Standard (Cedartown, IA)  
Daily Corinthian (Corinth, MS)  
Dodge City Daily Globe  
Duluth News Tribune (Duluth, MN)
Florida Times Union
Ft. Lauderdale Sun Sentinel  
Kyle Eagle (Kyle, TX)  
Lake Worth Herald (Lake Worth, FL)  
Lexington Herald Leader (Lexington, KY)
Middletown Press (Middletown, CT)  
Milwaukee Journal  
Modesto Bee (Modesto, CA)  
News Herald (Panama City, FL)  
Northwest Arkansas Times (Fayetteville, AR)  
Opp News (Opp, AL)  
Port Isabel-South Padre (Port Isabel, TX)
Progressive Populist (Storm Lake, IA)  
Pueblo Chieftain (Pueblo, CO)
Sun Journal (Lewiston, ME)  
Sun Sentinel (Ft. Lauderdale, FL)
Sunday Chieftain and Star Journal (Pueblo, CO)
Wichita Eagle (Wichita, KS)

 

 

 

 

CEPR.net
donate_new
Combined Federal Campaign #79613